quarta-feira, 25 de julho de 2012

Primeiros Passos


Quando decidi participar da pesquisa da Profª Zuleica, optei em aplicar as atividades com a turma de apoio escolar da Escola Professora Orlanda Distéfani Santos, por se tratar de uma turma de alunos que já possuem dificuldades de aprendizagem.
Esses alunos frequentam a sala de apoio em contra turno e são em maioria alunos no 9º ano.
Me preparei para trabalhar com alunos com comprometimento na aprendizagem, porém não foi bem essa realidade que encontrei.
Na verdade esses alunos possuem uma auto estima muito baixa e uma falta de confiança danada, principalmente em relação à produção textual. Alguns relataram quando interrogados que simplesmente não escreviam textos porque não sabiam escrever ou o que escreviam não tinha importância.
Então direcionei o trabalho das primeiras semanas em atividades que resgatassem a auto estima e a possibilidade em se ter prazer em ler e escrever.
Num primeiro momento, os alunos, após diversas práticas de leitura e ilustração de textos com vídeos, vídeo-clips, contação de histórias e outros escreviam seus textos no caderno.
Em seguida, antes mesmo de fazer a reestruturação textual ao alunos digitavam seus textos.
Neste momento é pude notar as dificuldades, pois a ideia era ensinar a transformar os texto em hipertextos, porém os alunos mal sabiam digitar.
Nas próximas postagem detalharei algumas atividades de produção textual desenvolvidas, os procedimentos adotados e os resultados alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário